Preconceito

22 de abr. de 2011

Tá aí uma coisa que todo mundo tem, independente da condição financeira os de seus status. E quem falar que não tem é um mentiroso de primeira. Desde os tempos das cavernas o homem tem preconceitos e vai passando para as próximas gerações com um orgulho que só. Sei lá o porque disso, se é pra se defender, se é pra engrandecer rebaixando o outro pois muita gente acredita que é muito mais facíl e compensador (pelo fato de ser mais facíl) desestimular uma pessoa e ter um caminho livre do que estimulara si mesmo e conquistar sem agredir seja fisicamente ou moralmente outras pessoas.
Só para entender melhor, vamos separar o preconceito em três aspectos: Estereótipos, Rótulos e Discriminação.

Estereótipos: Estereotipar faz parte não só da nossa cultura, mas do mundo inteiro, fomos criados assim, em uma sociedade preconceituosa e muito machista. Ou por acaso você deixaria sua mulher trabalhar a noite como... sei lá... guarda municipal. Deixaria?
Um estereótipo bastante usado é "Mulher no volante, perigo constante." Isso mostra muito bem como somos de uma sociedade machistas. Essa visão coloca a mulher como um ser inferior, incapaz de dirigir bem, o carro tem um simbolismo de liberdade e poder sabe, coisa de homem, e esse estereótipo vem com uma visão de que isso não é pra mulher, lugar de mulher é na cozinha, ou alguém já viu uma mulher se alistando no serviço militar só porque fez 18 anos? Sem falar das outras características, como no trabalho, onde mulher ganha menos do que homem, negro ganha menos do que mulher e mulher negra então nem se fala, deve estar pagando pra trabalhar.
Outros estereótipos que provavelmente vocês já escutaram por aí "loira é burra, japonês é inteligente e tem pinto pequeno, negros são inferiores mas tem um pirocão, chineses lutam kung fu, comunistas comem criancinhas, padres comem criancinhas, portugueses são todos burros e todo brasileiro samba, sem falar da mulher brasileira gostosa, bumbum grande, uma deusa.Humpf!...Quem me dera fosse isso mesmo, até que tem umas assim mesmo, mas tem muitas por ai que só por deus...Minha vizinha é feia, mas ô mulher feia, sabe aquele tipo de mulher que quando sai do salão de beleza a impressão que você tem é que ela não foi atendida? Aquele tipo de mulher que nós chamamos de Mulher Mergulho, que é uma mistura de Merda com Bagulho. Tão feia que quando ela vai viajar de návio é o mar que fica enjoado, só pra vocês entenderem bem do nivel que eu to falando a feiura dela é tanta que, sei lá, tão feia que quando você fala pra ela dormir com Deus na hora se escuta um trovão. Feia, muito feia...

Rótulos: Já vem do mesmo processo, mas é um caso especial de estereotipar, os rótulos muitas vezes já nos ajudam a facilitar nossas relações pessoais, por exemplo, quando um chefe rotula um empregado como preguiçoso, ele prevê como esse empregado vai reagir diante suas tarefas. Você também já rotulou as pessoas que estão a sua volta, sabe muito bem em quem confiar, quem vai te deixar na mão e por ai vai.

Discriminação: A discriminação sai de uma simples idéia e passa pra atitude, vamos excluir José porque ele é gordo e tem chulé, vamos bater no João porque ele é emo e babão e por aí vai, os exemplos são inúmeros.

Além disso tudo cair na prova e eu estar usando o post para escrever com minhas palavras e exemplos como um método de fixação, esse mês também deu muito o que falar sobre esse assunto. Desde o ano passado que o assunto de homofobia não consegue deixar a mídia, nem pra respirar um arzinho. Um grupo de Skinheads bate em um homossexual que estava passando na rua só pelo fato dele ser gay e mais nada, ai sai em tudo que é jornal, ai quando você começa a pensar que tudo isso parou, vai um outro infeliz e quebra uma lâmpada  na cabeça de outro pelo mesmo motivo. Só nesse mês tivemos três assuntos do gênero.

O primeiro foi um garoto bem grande estava sofrendo bullying dos outros garotos de uma escola por ser muito grande, aí ele estava quieto um pirralho dava uns socos nele e não fazia nem cócegas e sem ninguém esperar ele se revolta e desse a porrada.

aiuhiuahuiahihai ALL WIN!

O garoto depois deu uma entrevista dizendo o que houve, como se sente...


No segundo caso foi o deputado Jair Bolsonaro que participou do quadro "O povo quer saber" do CQC e gerou polêmica nas escolas, no congresso, nas faculdades, nos programas de TV, na radio, nos jornais, em mesas redondas, mesas brancas, briga de rua, samba de roda e tudo mais.


Mas o moço viu que estava se ferrando e quis um direito de resposta


Pois é já dizia um amigo meu que Bolsonaro em sua juventude falava: Vou me embora pra Pelotas, Lá sou amigo de um Gay, la tenho o macho que quero, la vou dar como nunca dei.

No twitter Bolsonaro disse: "PAPAI MANDOU EU OBEDEÇO C/ MTO ORGULHO. SE OS FILHOS RESPEITASSEM OS PAIS NOS DIAS D HJ, CERTAMENTE TERÍAMOS UM PAÍS MELHOR!"

Eu acho que se o direito de ser contra for negado a Bolsonaro hoje, o direito de ser a favor pode ser negado a mim amanhã. Afinal ele tá lá porque elegeram ele, então não deveriam caçar o mandato dele e sim o título de seus eleitores.

Depois disso até a presidente Dilma quis responder a ele...



No terceiro caso, foi aquele atirador no Rio de Janeiro em Realengo que matou 12 crianças na escola, a cada dia e a cada lugar surge uma história diferente sobre ele, o que se sabe é que ele sofria de esquizofrenia, sofreu bullying durante toda sua infancia naquela mesma escola e voltou pra se vingar de todos dentro do seu delírio psicotico.

No começo deste post eu estava falando de nossa sociedade machista e que você também é machista e pra mostrar isso eu tinha feito uma pergunta se você deixaria sua mulher trabalhar fora, se você respondeu que não então tu é machista pra caralho, mas agora se você respondeu que sim, tu também é um machista do zinfernu. Desde quando ela precisa de sua autorização pra trabalha em rapa? Se liga ae.

0 comentários:

Postar um comentário